06 JAN 2022
ESCORPIÕES - PERIGO CONSTANTE!
O verão, com as altas temperaturas e o aumento das chuvas, contribui para a proliferação de insetos e, consequentemente, o aparecimento de baratas e escorpiões que saem de seus esconderijos em busca de abrigo seco e alimentação.
Dedetizar não adianta!

Ainda não existe um tipo de veneno específico para o combate aos escorpiões, por isso, as pessoas dedetizam suas casas e os bichos continuam aparecendo. Um dos equívocos é aplicar inseticida em casa achando que vai matar os animais.
Vale lembrar que os escorpiões possuem um exoesqueleto, um tipo de carapaça, que os protegem. Quando ele sente o veneno, ele fica irritado com o cheiro e pode até ficar grogue, mas não vai morrer. No máximo, vai se deslocar procurando outro abrigo. Então, ao invés de matar, que era o efeito desejado, você só vai espalhar mais o animal.

Diante deste cenário tão desfavorável, fazemos as seguintes recomendações:

Como evitar acidentes:

– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
– Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
– Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
– Evite que lençóis toquem no chão;
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
– O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.

Como evitar a presença dos escorpiões:

– Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.
– Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;
– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
– Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
– Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
– Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).
– Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;
– Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;
– Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, João bobo etc), lagartos, sapos, etc.
– Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.

Faça sua parte!

#saudegetulina #vigilanciaemsaude #acidentes #animaispeconhentos
Fonte: Departamento Municipal de Getulina
Autor: Assessoria de Atos Oficiais (Prefeitura Municipal de Getulina)