Os técnicos da Coordenadoria de Controle de Doenças de Bauru, Dinaldo Muniz de Carvalho e Joel Maia de Mattos, estiveram na Fazenda São Lourenço, no Distrito de Macucos, para realizar a desinsetização contra o bicho-barbeiro.
No local, foram encontradas amostras do inseto dentro da residência, e o perigo de picada do inseto infectado pode transmitir a Doença de Chagas.
O trabalho realizado pela equipe da CCD foi acompanhado pelo Agente de Endemias, Carmo Junior, e pela Agente de Saúde, Lurdes Cezar.
Antes da aplicação do inseticida, foram feitas novas buscas do inseto.
Agentes e técnicos foram recebidos pelos moradores da fazenda, Leoni e Roberto, que encontraram amostras do inseto e as encaminharam ao Setor de Vigilância em Saúde de Getulina. O material foi logo enviado a um laboratório em Marília para análise.
🦠 Riscos do barbeiro
O barbeiro transmite a Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. A doença tem 100% de possibilidade de cura se diagnosticada e tratada no início da contaminação.
Medidas preventivas contra barbeiros:
✅ Manter a casa limpa, frequentemente varrendo o chão, limpando atrás dos móveis e quadros.
✅ Expor ao sol travesseiros, colchões e cobertores.
✅ Impedir a instalação de ninhos de pássaros nos beirais da casa.
✅ Telar as janelas para evitar a entrada de barbeiros.
O que fazer se encontrar um barbeiro?
✅ Não se deve tentar matar ou esmagar o inseto.
✅ Proteger as mãos com luva.
✅ Colocar em um pote fechado para entregar no Setor de Vigilância em Getulina ou na unidade de saúde mais próxima, fornecendo os dados necessários para notificação.
Fonte: Assessoria de Atos Oficiais (Prefeitura Municipal de Getulina - Administração Municipal 2025/2028)
Autor: Leonardo Olinda - Assessor de Atos Oficiais