07 JUL 2015
CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE GETULINA REALIZA SUA 1ª CONFERÊNCIA

Foi realizada no dia 06 de julho de 2015, com início às 13h, no Centro Cultural de Getulina, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Getulina, sob a organização dos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Conselho foi reativado em junho deste ano e os membros nomeados em 11 de junho de 2015 e já inicia seus trabalhos organizando a Conferência que teve como Tema: Comida de Verdade no Campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Foram discutidos 03 eixos:

Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

Eixo 2 - Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.

Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A abertura ficou por conta do Vice-Presidente do Conselho, Dr. Alex de Souza Siqueira. A palestrante foi a nutricionista da Prefeitura Municipal de Getulina, Julyana Ap. dos Santos Fernandes.

O objetivo da Conferência foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Durante a palestra foram apresentados vários programas, projetos e ações de iniciativa da Prefeitura e entidades da cidade relacionados ao tema. Muitos eram desconhecidos dos presentes e durante a conferência foi pedido que a Prefeitura divulgue mais suas ações, principalmente junto aos alunos que levarão para seus pais o que é desenvolvido em Getulina. Um exemplo citado foi o informativo distribuído à população que já está sua 2ª Edição e que traz um pouco do que é desenvolvido por cada setor ou departamento da Prefeitura.

Os presentes foram divididos em 03 grupos de discussão e ao final apresentaram suas propostas que serão levadas ao Poder Executivo local e para as etapas estadual e federal, já que o que se discute aqui, não é só de interesse local.

Participaram da conferência pessoas da comunidade, presidentes de instituições filantrópicas, diretores de escolas municipal e estadual, diretores de diversos departamentos da Prefeitura, membros da Associação Simon Bolívar, do Distrito de Macucos, funcionários públicos municipais e imprensa local.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024